Acreditação

Acreditação

A acreditação tem como objectivo demonstrar perante o cliente e o organismo acreditador, que o laboratório possui competência para a realização de ensaios inseridos no âmbito da acreditação.


Sendo o laboratório Agroeno, um laboratório acreditado, recorre a ferramentas que permitem avaliar o desempenho e a competência na realização dos mesmos, tais como, participação em ensaios interlaboratoriais e intralaboratoriais que envolvem todos os métodos de ensaio nas suas áreas de actividade. Por outro lado, é é essencial a criação de ferramentas que permitam o controlo permanente e contínuo de todos os métodos, recorrendo-se a simples ferramentas da qualidade, como por exemplo cartas de controlo, teste de Grubbs para diagnóstico de valores discrepantes, entre outros, que possibilitassem a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade implementado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025. De uma forma geral, as ferramentas anteriormente mencionadas permitem efectuar uma avaliação de todos os processos, diagnosticar trabalho não-conforme, e tomar as devidas acções preventivas, ou correctivas consoante o caso em questão. Possibilitam, portanto, um acompanhamento mais permanente, não só em termos da parte técnica como da parte de gestão.
O primeiro passo para este compromisso, com a qualidade e a garantia de resultados, foi dado em 2005. É desde esta data que o Laboratório Agroeno é acreditado pelo IPAC (Certificado nº L0347-1), segundo o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025.

Consultar Certificado
Além da acreditação, o Laboratório Agroeno é também reconhecido pelos Estados-Membros, como laboratório oficial ou oficialmente reconhecido para emitir os atestados comprovativos de que o vinho está em conformidade com as condições de acesso às concessões previstas por acordos com países terceiros (artigo 52.º do Regulamento (CE) n.º 555/2008 da Comissão de 27 de Junho de 2008).

Consultar Certificado
ÁREA DE CLIENTE